O Valor


Hoje fiquei pensando, no valor que damos ao ouro, hoje nossa mente vê o ouro pelo valor, poucas pessoas param e pensam que o valor vem da beleza e da raridade desse metal, tiramos a essência da beleza do ouro e passamos a compreender ele ligado ao poder, ligado à riqueza, deixamos de entender a beleza natural desta matéria.

As pedras, quanto mais raras, mais valor financeiro tem, nossa mente condiciona que a beleza esta na raridade, possuir aquilo que poucos ou ninguém tem, passa a ser um desejo, para alguns obsessão, enfim é algo que não consigo explicar agora. Mas esse desejo de posse é tão fútil, deixamos de admirar a essência e passamos a sustentar essa necessidade fútil.

Passamos a fazer dela o motivo da vida, deixando chegar ao extremo nossa natureza irracional para atingir objetivos fúteis, simplesmente desejamos possuir. Passamos a ser até desumanos.

Devemos entender essa nossa fragilidade, para conseguir lidarmos com ela, saber que podemos tudo, porem só não podemos interferir na vida alheia talvez esteja na base disso. Compreender que fazer uma pessoa feliz, nós faz ficar feliz também, cultivar o que temos de mais humano, mais racional, saber se auto questionar, refletir antes de agir, porem trabalhando com racionalidade, conhecendo o que temos de mal e sobre tudo nosso lado humano.

As pessoas querem possuir aquilo que é raro, aquilo que ninguém tem, aquilo que determinamos para nossa mente que é bonito, porem existe algo mais raro que nossa vida? Existe algo tão valioso quanto ela? Nós deixamos de pensar assim, nosso extinto de valorizar a nós mesmo foi deixado para trás, aceitamos valores fúteis passados por linhas de sangue durante a historia, aceitamos e mantivemos estes mesmo hábitos, porem chegamos agora ao extremo de não pensar mais no valor que nos foi dado.

A natureza é bela em todos seus aspectos e lutamos para possuir aquilo que nunca será nosso. A matéria quando morremos fica tudo, perdemos o sentido da posse, porem e a vida que vivemos? Deixamos de valorizar o que devia ter o maior valor.

Para entender o valor da vida, as pessoas passaram a dominar a vida de outras pessoas, dominar a mente das pessoas, hoje não somos mais conscientes, agimos de forma irracional, impulsionados pelo sistema implantado, se pararmos para pensar, nada esta correto, principalmente nossos valores.

Nós fomos induzidos a isso, não por razões conspiratórias, divinas, etc. Mas simplesmente pela necessidade de possuir. Perdemos o valor de nossa vida, então deixamos ela ser levada facilmente, deixamos de pensar e refletir.

A vida passa, ela é tão rara quanto qualquer posse, somos livres, porem somos racionais, temos nossas necessidades instintivas mas que podemos controlar, atualmente estamos condicionando nossa mente de maneira errada, não buscamos mais a essência da vida. E simplesmente vivemos com uma vida sem razão.
Para encerrar, vou relatar uma historia que presenciei devido a minha profissão, sempre me deparo com a morte, vejo as pessoas partirem, depois vou falar mais sobre isso, é algo que devemos refletir, mas no futuro irei falar.

Voltando, presenciei um caso de um homem que tomou veneno de rato e "chumbinho" para tirar a própria vida, no momento em que ele tomou, dominado pela irracionalidade implantada no mundo ele achou que estava com a razão, enfim não podemos julgar, eu não estava lá no momento, porem presenciei a luta do corpo em reverter aquele quadro, as contrações dos nervos, a dilatação das veias e artérias, a luta do corpo para expelir o veneno tomado, mostrava quão claro era a necessidade de viver daquela pessoa, durante todos os procedimentos médicos o corpo em sua natureza em si, continuou lutando, mesmo sendo levado pela mente frágil a se encontrar naquela situação. Isso me impressionou muito.

Devemos ter mais consciência em nossos atos, refletir nossas decisões, deixarmos de valorizar nossa mente egoísta, parar de viver uma vida para os outros,  influenciando ou sendo influenciado pelos outros e passarmos a ter uma vida mais nossa, essa é a essência do egoísmo que temos, viver feliz, nossa vida e não a do próximo, compreender nosso valor é chave disso.

Pensar e refletir sobre nossas necessidades naturais, compreender que é necessário vivermos em uma comunidade feliz para sermos felizes, valorizar nossa vida, é fundamental, ela vale mais do que qualquer posse, vale mais que o ouro, vale mais que qualquer pedra, a matéria fica, nossa vida passa.(14:43)  


Pequeno trecho da versão Original (Sem revisão e edição) do Livro - O Carpinteiro do Universo- Um Estímulo Para Pensar - Vinicius Eugenio

Comentários

  1. mtoo lindo o texto!
    nao conhecia esse seu talento... parabens

    ResponderExcluir
  2. Vinicius
    o texto é muito bom, gostei muito. Criativo sim, a comparação com as pedras preciosas tão valorizadas pela sociedade e a vida humana.....
    Não pare... parabéns!
    Mauro

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, Vinícius. Por esse caminho, de valorizar a vida, sugiro a leitura do blog jornadaparawalden3.com
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. amei o texto amigo bem elaborado ,assunto de interesse popular e muita coisas curiosas para os leigos em pedras preciosas parabens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para comentar não esqueça, vá em "Comentar como" escolha "ANONIMO" basta colocar somente seu nome e postar o comentario.

Obrigado pelo seu comentário!!!
Sua participação é muito importante....

Postagens mais visitadas deste blog

Omayra Sánchez

O Câncer

Nota de Esclarecimento