Será que tudo isso é falta de planejamento?

Hoje vendo as principais obras de Amparo, todas com gastos exorbitantes e mal finalizadas.

Problemas que nem deveriam ter acontecidos, se tivessem uma coisa chamada: planejamento.

O caso da hemodiálise de Amparo é mais um exemplo disso, sendo construída há mais de um ano, inaugurada em outubro de 2010, e a prefeitura somente assistiu tudo, mandou representantes na inauguração, e nada mais fez!

Precisou a imprensa local manifestar o fato que ela não funcionaria mais para prefeitura começar a intermediar e agilizar o processo de liberação. Enquanto isso os pobres pacientes esperavam... “só mais um pouquinho”... Sendo que se tivessem orientado, trabalhado juntos, já estaria funcionando há meses, pois apesar de ser uma obra particular, o serviço é de interesse público.

Outra obra que mostra a falta de planejamento: o Parque Linear, obra grandiosa, investido milhões de reais, bonita somente no trecho da “marginal de fora”, o que normalmente se chama de “Obra para inglês ver”, já que é por aquela margem que passam os turistas, logo após a quadra de areia, simplesmente acaba, nem calçada tem em alguns trechos.

Aquele estreitamento na via é um risco para os condutores, basta ficar ali por alguns minutos para visualizarmos por diversas vezes os carros fazendo manobras perigosas, e vários casos de acidentes, pois é a via mais movimentada da cidade com tráfego intenso de carros e caminhões fazendo com que se torne um risco a mais, pois quem trafega por ali tem simplesmente que adivinhar que duas pistas viram só uma do nada, sem sinalização sem nada, será que os engenheiros não projetaram aquela parte da marginal???...

Sem contar dos diversos trechos em que a calçada simplesmente ruiu, está interditado, ou sem finalização. Faltou “um pouco” de planejamento...

Outra obra que se tornou uma verdadeira novela é a ETE, que já vem anos levando dinheiro publico, literalmente, para o esgoto, e com prazos para finalização eternos, sempre se vê que as obras vão se iniciar (de novo)... porém quando vamos ver a noticia que a obra por fim foi finalizada e está funcionando????

Já que uma obra que despenderia tanto dinheiro investido, não deveria ter um planejamento melhor?

A própria greve, se a prefeitura tivesse se antecipado, nas primeiras ameaças de greve, já tivesse feito a manobra no TRT, e não esperado para ver, deixando a coisa acontecer, para depois correr atrás, quanto prejuízo seria evitado???

Realmente a prefeitura é especialista nisso, correr atrás depois que a coisa complica, ou como diz um velho ditado português...”depois da casa arrombada, botam-se as trancas...”

Um claro exemplo disso foi o caso das Ambulâncias em Amparo, que só depois das denúncias que fiz eles começaram a se preocupar, e compraram dois carros para cidade, e iniciaram a reestruturação do setor, porém se tivessem planejado, nada disso precisaria acontecer, pois o setor não chegaria a tal decadência.

São tantas ações que “aparentam”, mas não tiveram planejamento...

No caso da saúde, com o fechamento da Beneficência Portuguesa e a sobrecarga da Santa Casa Anna Cintra, espera-se até 8 horas para ser atendido, a falta de médicos nas UBS, será que eles não previram isso?

Pois todos os médicos estão saindo praticamente pelo mesmo motivo.

Quais medidas a prefeitura poderia fazer para reverter ou amenizar esses acontecimentos???

Simplesmente não estão fazendo nada, batendo na mesma tecla, fazendo concursos nos quais não superam o déficit de médicos na rede.

Não seria a hora de rever os conceitos de saúde nota 10 da cidade?

Fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazo?

Não permitindo que caiamos em um caos na Saúde?

Isso sem falar dos “pequenos” problemas da cidade, como os “poucos” buracos em nossas ruas, mostrando que as operações “tapa buracos” da cidade deixam muito a desejar, fazendo com que o mesmo serviço seja repetido por várias vezes no ano.

Não seria a hora de rever a eficiência desses reparos?

Às vezes fico indignado com a situação de alguns bairros, como no caso a Chácara das Águas (Três Pontes), um bairro já grande, antigo, e por incrível que pareça, ainda não tem nem Rede de Esgoto, o “básico do básico” do saneamento básico, não preciso nem falar que a maioria das ruas não tem asfalto...

Porém estamos em véspera de ano eleitoral, e após anos de esquecimento nossa administração vai novamente querer fazer tudo “bem feito” de uma vez só, e tomara que ele lembre pelo menos da rede de esgoto desse bairro. Isso sem citar as obras do Centro da cidade, Orquidário, Jardim Público etc...

Bom realmente a “chave da Gestão”, é planejar, pois as obras devem ter início, meio e fim, e não início, meio, meio, mais um pouco de meio, e quem sabe fim...Pois estamos falando de Dinheiro Público, e deve ser totalmente planejado antes de ser investido, para que não aconteça o que constantemente tem acontecido em Amparo, obras com gastos exorbitantes e sem prazo para término.



Vinicius Eugenio
Instrutor de Informática e
Servidor Público Municipal – Setor de Ambulâncias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omayra Sánchez

O Câncer

Nota de Esclarecimento