A dança das cadeiras

Estamos passando pelo período de transição do governo municipal. O tema mais comentado na cidade é relacionado com os nomes que irão assumir as secretarias municipais.

Já existe grandes bolões nos bares da cidade devido a grande preocupação da população em acertar os nomes indicados para as secretarias. Cada pasta já tem em média dez indicados, alguns dos indicados nem sabem de suas indicações, mas na boca do povo já estão nomeados.

Não vejo mal algum na população se preocupar em quais nomes serão indicados, mas primeiramente devemos entender. O Secretario é um agente político ou um agente técnico. Qual o critério do prefeito na escolha?

A atual gestão prezava somente por gestores puramente técnicos, porem não vejo como a melhor opção, haja vista que estamos falando do setor publico, e o bom desempenho político é fundamental para uma boa gestão, pois vemos atualmente que a gestão somente técnica tem extrema dificuldade em escutar o anseio da população, dificultando a participação popular.

Vemos atualmente uma gestão distante, administrando somente em seus gabinetes, confiando cegamente em planilhas e dados. Abandonando o contato direto com a população. Esse sistema técnico quadrado de gestão não foi aprovado,  vimos isso no resultado da eleição deste ano.

Agora uma gestão puramente política pode ser a receita certa para um desastre, pois não terão seus atos planejados, não terá eficiência nas ações e provavelmente vamos derrapar desastrosamente rumo ao atraso.

Como cidadão espero encarecidamente essa escolha e que leve em consideração os dois fatores, tanto o preparo técnico quanto o político.  Levando em conta o equilíbrio entre os dois fatores.

O mais importante é a escolha das equipes de cada secretaria, essas sim deve ser levado em conta o preparo técnico. Tem pessoas que sabem entregar panfletos na rua, mas não necessariamente tem preparo para liderar uma frente de trabalho, infelizmente a motivação de muitos cabos eleitorais são os cargos oferecidos posteriormente, porem muitos não se preocuparam em se capacitar para ocupar os cargos destinados, sucateando assim os setor publico, criando uma serie de puxa-sacos com funções vitais.

Tenho certeza que não será o caso desta gestão que saberá escolher sua equipe de trabalho levando em consideração o preparo de cada, acima das siglas partidárias, que saberá que a gestão pública evoluiu, não é mais como era antigamente, que atualmente se exige mais do que cabos eleitorais nos cargos da prefeitura.

Nossa preocupação tem que ir alem dos nomes dos secretários, deve estar no critério de escolha das equipes, pois muita coisa esta ligada a esses nomes, saúde, educação, segurança, enfim nossa rotina esta ligada a essas escolhas, então não vamos deixar lotear nossa sorte, afinal nós vamos pagar a conta.

Vamos participar, palpitar e se prontificar em colaborar com a próxima gestão, pois nosso futuro esta em jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omayra Sánchez

O Câncer

Nota de Esclarecimento