Qual a função do vereador?


É comum não sabermos responder essa pergunta, pois muitos dos candidatos eleitos irão responder o jargão básico, legislar e fiscalizar o executivo.

Porem a ação da câmara municipal é muito engessada, tanto pela constituição, quanto pelos próprios vereadores, que fazem uma política barata, na qual são guiados pelo apego a benefícios pecuniários. Ou simplesmente resumem sua atuação para política populista, exclusivamente trabalhando para favores individuais, deixando a luta pelo coletivo de lado.

Em nossa cidade é muito comum vermos isso, porem devemos tomar consciência da força que um bom vereador pode ter, podendo mudar o rumo das ações do executivo, exercendo uma atribuição esquecida pelos atuais edis, que é o exercício político.

O vereador acima de tudo é um representante do povo, sendo assim sua voz tem um peso de grande valor quando bem usada, seus projetos podem influenciar muito no executivo, mesmo sendo um poder independente, o vereador pode agir sim em projetos em conjunto ao executivo, mobilizando a opinião pública para conquista de benfeitorias para o município. Basta saber fazer, que os resultados serão positivos para sociedade.

O legislativo e o executivo são poderes independentes porem com a mesma raiz, o povo, sendo assim, devem trabalhar em conjunto para conquista do bem coletivo.  E não para tentar se manter no poder ou conquistá-lo.

Não consigo ver o vereador levando um mandato somente para políticas básicas, como poda de arvore, lombadas, nome de ruas. Para isso devemos fortalecer as lideranças de bairros, dando condições para eles serem os fiscais dos bairros...

Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

Não deve somente resolver o problema de um munícipe e sim fazer com que esse problema não aconteça com mais nenhum munícipe.

Vi isso muito na Ambulância, quando ela demorava para atender alguém, os vereadores ligavam para saber o porque não tinha ido buscar tal pessoa, porem nunca foram entender o problema em si e tentar resolver para  que a demora nunca mais aconteça com nenhum munícipe. Sendo assim boa parte da população mais simples, que não tinha o telefone de um vereador, continuava a ter problemas, pois o vereador não tinha resolvido o problema coletivo e sim o individual. Isso é inadmissível, essa política não pode mais acontecer.

O resultado é que para grande parte da população os vereadores continuarão a não servir para nada, pois o interesse destes políticos estão voltados somente aos 1000 votinhos que irão o manter lá. E não para toda a população.

Hoje temos uma idéia totalmente ultrapassada sobre a função dos vereadores, é comum vermos a população cobrar somente a função de assistente social, talvez isso esteja ligado pela estrutura social brasileira.  Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha.

Uma das minhas ideias é fortalecer as lideranças de bairros, pois o vereador não pode legislar somente para uma determinada região, haja vista que serão 12 vereadores, e a cidade tem muito mais que 12 bairros, sendo assim governar com olhos somente para uma pequena comunidade, estaremos implantando ainda mais a desigualdade política.

Sendo assim o caminho mais inteligente para lutar pelos problemas dos bairros, é instituindo comissões de bairros (alguns já tem), fortalecê-las, e os vereadores darem a força nessa luta, mas não com interesses políticos, e sim para ser o canal direto entre os problemas locais com o executivo, sendo o vereador a voz presente.  Intervindo quando o executivo não fizer o papel dele.

O papel do vereador quando bem intencionado, pode trazer muitos benefícios para cidade, é difícil fazer a diferença, mas é possível.

Vinicius Eugenio 
Motorista de Ambulância e Instrutor de Informática 
vinicius.eugenio@bol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omayra Sánchez

O Câncer

Nota de Esclarecimento